#TÁNOAR: Novos sons de Cachalote Fuzz, Sick, Pássaro Vivo Carolino e mais!

"Devemos amar mais a vida do que o sentido da vida", disse uma vez, um tal Dostoiévski. Em meio a tempos tão sombrios, hoje. o protagonismo, pelo menos aqui nessa humilde matéria, volta a ser de quem nos trás a vida e o sentido: artistas.

Em meio a pandemia, muitos deles ficaram em dúvida se lançar ou não seus materiais. Todos tiveram seu planejamento e trabalho feito de vários meses prejudicados, e com isso, as incertezas do que seria fazer um lançamento meio a tanta informação que o público tem recebido diariamente.

E em meio a várias histórias diferentes, discos, sessions e lives foram surgindo, e tudo muito bom. Pode ser que estes lançamentos fossem ter um maior retorno após a quarentena, mas os que saíram agora, estão fazendo bem a muitas pessoas que estão sedentas por arte. .

Hoje falamos um pouco sobre cinco deles, que aconteceram nas duas últimas semanas: Sick (MG), Pássaro Vivo (MG), Cachalote Fuzz (MG), Carolino (SC) e Fernanda Vital (MG).

SICK - O Sonho e a Escada (full album)

Formada em 2014, mesmo ano que surgiu o movimento Cena Cerrado, esses dois nomes já se encontraram diversas vezes. Uma das bandas que surgiu com uma nova geração da cena musical uberlandense, que chegou com uma proposta de sons completamente diferentes dos quais a região já havia degustado, e acabou expandindo grandes horizontes, em apresentações em festivais como Picnik, Bananada, Locomotiva e Mineiro Beat.

Terceiro trabalho da banda de Uberlândia (MG), a Sick faz seu segundo lançamento com o selo, em parceria com a Quadrado Mágico (DF) e a Cheesy Recs (MG). "O Sonho e a Escada" traz 8 faixas de misturas que mesclam o post rock instrumental com elementos de emocore, psicodelia e jazz.

As oito faixas desse novo álbum exploram principalmente o conceito de tema e transparecem a mistura das diferentes vivências musicais de cada um dos integrantes, sendo o primeiro trabalho da banda na atual formação. “Ao mesmo tempo que trazem uma sensação de nostalgia, as canções levam ao ouvinte a descoberta de uma experiência moderna e atual.”

Produzido por Rafael Vaz (Casa Verde Estúdio), e mixado por Ygor Rajão (Masttering Lisboa), o disco já está disponível em todas as plataformas de streaming, e tem uma linda capa assinada por Luiz Pereira. Faixas destaque: "Movimento", "O Tempo e a Memória" e "Bioluminescência"; Ouça agora: clicando aqui.

Cachalote Fuzz - Sobrevida (full album)

Falar da Cachalote nesse site sempre vai ser uma coisa no mínimo interessante, afinal, caminho junto às baquetas da banda da baleia desde 2014. Mas isso não me impede de contar as coisas por aqui.

'sobrevida'

substantivo feminino

1. prolongamento da vida além de certo limite.

2. prolongamento da existência além da morte, vida futura.

Mas vamos falar sobre a sobrevida de sentimentos: daqueles que duram décadas, que são a raiz de tudo, e parece nunca ter fim. Daqueles que moldam sua personalidade e maneira de abrir os olhos, enquanto busca sua auto destruição. Daqueles que falam pra você voltar pra casa algum momento, mas você se pergunta por que deveria. De várias maneiras e tons, e após um longo ano de produção, a Cachalote Fuzz apresenta seu novo trabalho ao mundo.

Com o mesmo time de produção da SICK, o disco todo foi produzido também por Rafael Vaz (Casa Verde Estúdio), que em meio ao processo, se juntou à banda no baixo, fazendo linhas incríveis como em "Bar das Famílias", hit dancante do disco. A masterização, fica por conta também de Ygor Rajão (Masttering Lisboa), mostrando que aparentemente, os uberlandenses encontraram a fórmula que buscavam para sintetizar seus sons. A capa é da parceira de longa data da banda da baleia, Mariana Cecílio @ciaospiriti;

'Sobrevida' foi lançado duas semanas atrás, em parceira com três renomados selos do sudeste/centro-oeste: Cena Cerrado Discos (MG), Milo Recs (GO) e Quadrado Mágico (DF). Com turnê de lançamento toda cancelada por conta da pandemia, a banda já está em estúdio preparando um próximo lançamento. Você pode ouvir o disco completo clicando aqui.

Pássaro Vivo - Apartá (single/clipe)

Depois de lançar um dos discos mais bonitos de 2019, a Pássaro Vivo rodou por vários cantos apresentando os "Sobre Asas e Raizes" encantando a todos que os conheciam em seus shows. Desde então, lançaram belos clipes, pras maravilhosas "Firmamento" e "Primavera", e seguiram divulgando o seu disco até chegar na pandemia. Desde então, ficaram quietinhos, porém a vontade de fazer música atravessou as fronteiras da quarentena.

"Apartá" é o mais novo trabalho da banda de Patos de Minas (MG), gravado e produzido em meio a pandemia do Covid-19, com todos os integrantes em isolamento social, utilizando seus próprios recursos, buscando maneiras de se reinventar e continuar produzindo conteúdo. A mixagem foi feita por Alan Girardeli no estúdio DaumRec.

O clipe tem direção, edição e colorização de Ciro Nunes (bateria e flauta) e Alexandre Soares, e conta com participação de vários amigos e admiradores do sexteto, que dançaram juntos todos em suas casas fazendo do clipe uma verdadeira festa, pra apartá tudo que mais tem de ruim que estamos passando nos últimos dias.

Confira!

Carolino - Olaiá (single)

Falamos aqui umas semanas atrás sobre o Carolino, novo artista da Cena Cerrado Discos.

Após fazer uma excelente apresentação no Festival Mutamba, na semana passada, Guilherme Carolino já iniciou a divulgação de seu mais recente trabalho, "Olaiá", que também fará parte do seu primeiro disco, que tem lançamento no próximo semestre.

"Olaiá" foi a primeira faixa a ser produzida para o album, e tem uma certa particularidade com o momento atual. Com arte de capa de Cléo Theodora e divulgação do material feita totalmente em preto e branco, Carolino diz:

"Uma singela representatividade dos dias atuais e da falta de expectativa se continuarmos nesse caminho. Olaiá! A primeira música feita para o primeiro disco. Fala da saudade, da despedida, de cada um no seu lugar, e de até um certo desespero que não me vale nada".

Esse projeto promete. Lembrem-se que além da intensa musicalidade que passa por Guilherme Carolino e suas influências criadas a partir das andanças de norte a sul, o projeto também conta com os irmãos Mauro e Samuel Fontoura (Muñoz) e Chico Abreu (Skrotes). É aquela turminha que geralmente nunca brincou em serviço.

Você pode ouvir os dois novos sons de Carolino, clicando aqui.

.

Fernanda Vital - Travessia (quarentena session)

A Fernanda Vital foi a grande surpresa de 2019, com o lançamento do aclamado disco Mímesis, produzido pelo reconhecido produtor musical Bruno Buarque.

O ano de 2020 prometia uma trip pra Europa cheio de grandes badalações, que foram abaladas pela pandemia.Mas isso não foi suficiente pra tirar a grande intensidade com que a artista trabalha em seus projetos.

Após viajar o o fim de ano em apresentações com a Cachalote Fuzz como banda de apoio, Fernanda Vital apresenta seus novos músicos, Pedro Henrique Vianna (baixo) e Lucas Carcass (guitarra) em uma session especial de quarentena que foi lançada a três semanas.

A session, que foi produzida pelos próprios músicos cada um em suas casas e após foi editada por Olivia Franco (Moviola Mídia Livre), mostra como deverá ser as próximas apresentações da artista, que vão se caracterizar bastante com o ritmo dançante visto no disco. Isso também foi visto em excelente apresentação na semana passada no Mutamba Festival de Música. Essa apresentação está disponível no canal do Youtube do festival.

Você pode conferir também o disco Mimesís clicando aqui.