Festival Timbre chega a 4ª edição gritando contra o preconceito


Com grandes nomes como Rael, Emicida e Baiana System, evento levanta a bandeira na luta contra o preconceito.

Meio a um circuito que atualmente tem grande reconhecimento pelos artistas e pelo público da nova música brasileira, festivais tem um grande papel na formação de novos espaços, discussões e até de novas bandas.

Nos dias 6 e 7 de outubro, num dos principais cartões postais da cidade, o Teatro Municipal, um dos eventos consolidados de música independente da região está de volta: o Festival Timbre. Para não restar dúvidas de sua magnitude, o Timbre trará atrações que vão pisar em Uberlândia pela primeira vez, como o efervescente grupo Baiana System (BA), o rap do 3030 (RJ) e o rock da Scalene (DF).

Além desse time de peso, já estão anunciados Rael, convidando Emicida e Tulipa Ruiz, em um show nunca antes realizado, com os três nomes no mesmo palco, e Silva cantando Marisa Monte. Como toda edição do evento, várias bandas independentes de Uberlândia e região tocarão nos dois dias do festival. Em breve, novos nomes serão comunicados.

Os ingressos estão sendo vendidos na Fox Club (Center Shopping, Uberlândia Shopping e Terminal Central). Portando estrutura de grandes festivais nacionais, o evento tem como intuito se tornar uma rota anual para artistas de todo Brasil, mantendo, também, seu objetivo principal de amplificar e fortalecer a cultura independente. Está entre um dos principais festivais de música independente de Minas Gerais e faz parte da Associação de Festivais Brasileiros Associados (FBA), ao lado de festivais importantes como Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Porão do Rock, Mada, Demo Sul, El Mapa de Todos e Satélite 61.

Música independente nas escolas

Para ajudar a amplificar a voz do Festival em diferentes cidades e nichos, o Timbre também selecionou os embaixadores do evento, que são pessoas proativas, empenhadas e engajadas com a cena cultural. Outra grande novidade é a extensão do Festival como projeto cultural, que levará a música independente através de shows, debates e ações para dentro de cinco escolas públicas do Ensino Médio em Uberlândia.

A banda Scalene (DF), também se apresenta pela primeira vez no triângulo mineiro.

“Por dentro somos iguais”

A escolha do conceito do festival para esse ano foi baseada na frase "Por dentro somos iguais", desenvolvida em conjunto com o estúdio Farândola, em um mote ao preconceito zero, seja por gênero, classe social, religião, cor, orientação sexual, política, etc. Como foi divulgado em sua página: “Convivemos em um universo evoluído demais para pensamentos tão retrógrados, e devemos cada vez mais nos conectar através da música: ela nos desperta, ela nos desprende, ela nos transcende. Como representado na logo do festival, nosso Timbre é sempre vibrante”.

Pontos de venda: Fox Club: Center Shopping, Uberlândia Shopping e Pratic Shopping-Terminal Central Online: www.sympla.com.br/festivaltimbre

Serviço:

O que: 4ª Festival Timbre

Onde: Teatro Municipal

Quando: 6 e 7 de outubro

Outras informações: Amanda Célio

Telefone: (34) 9-9310-3500.