#AGENDA: Festival FIRMA invade a cidade com programação gratuita


Mais um grande festival nasce em Uberlândia, e com uma excelente proposta. O FIRMA - Festival Independente de Rua de Música e Artes. Com o principal objetivo de ser um evento de acesso livre e totalmente gratuito, grandes nomes do cenário independente passam pela cidade em seus 6 dias de programação.

E começa nesta terça feira, a partir das 18h, mas antes de falar da programação (que está excelente), levantamos alguns pontos em que o FIRMA já merece respeito.

Passe Livre.

Em meio a tantos festivais cobrando ingresso entradas com valores teoricamente altos, o FIRMA traz a proposta do acesso livre. Não somente em lugares públicos, os eventos também acontece em casas noturnas, como o Vinil Cultura Bar, Ovelha Negra Pub Bar, Groove Pub, Galpão.

Esse tipo de atuação por parte dos trabalhos culturais independentes em vários pontos da cidade são totalmente necessários, principalmente num momento onde a arte é questionada por uma sociedade conservadora e que se quer entende o que é arte.

Parcerias locais

As parcerias com a Universidade Federal de Uberlândia, casas noturnas, artistas, produtoras, selos, traz a proposta de integração com as atividades já existentes e a consolidação de um espaço colaborativo, além produzir uma grande força para a cena, e um canal de apoio entre os eixos culturais, que muita das vezes não se dialogam.

Uberlândia hoje é um espaço com grandes artistas e produtores, que com muito trabalho estão transformando a cena cultural da cidade com tamanho equivalente a grandes capitais do país.

Quem precisa de Headliner?

Esse tema é um pouco delicado e bastante discutido entre músicos, produtores, jornalistas e todos envolvidos com produção cultural. Sim, sabemos que os festivais são importantes pra trazer bandas que não se apresentam com certa frequência na sua cidade. Mas já pensou que as vezes dez bandas independentes muito boas deixam de vir pra sustentar um grande nome? Já pensaram que são nesses festivais que surgem a oportunidade de grandes novos artistas surgirem?

O Lendário Chucrobillyman no Vinil / Foto: Matt Alves

Cumbia e Jam Session na praça

Nesta terça feira, na praça Adolfo Fonseca, a partir das 18h, acontece o lançamento do Festival, com o espetáculo Jordok Cumbia Explosion, do grande Flávio Jordok, que com sua trupe vai botar todo mundo pra dançar.

E depois pra quem quiser fazer um som, acontece a Jam Session. Chama seus amigos e vai lá fazer barulho!

DOPE na RUA

Os amplos viadutos da Av.Rondon Pacheco já foram palco de festas colaborativas da DOPE. Isso contribui para a ressignificação do espaço desocupado e de uso puramente viário, se transformando em um local de divulgação e produção de cultura. Neste dia, o festival abre espaço para a produção dos DJ's da cidade (que em parceria com as bandas e as produtoras locais), tem atuado na realização de festas e eventos por onde circulam diversos artistas e bandas nacionais e internacionais.

Halloween Cena Cerrado

Chegando a sua terceira edição, o nosso tradicional Halloween Cena Cerrado este ano faz parte da programação do FIRMA.

Em uma super noite, sobem aos palcos do Vinil Cultura Bar grandes nomes como Gorduratrans (RJ), Bang Bang Babies (GO), e as garotas sensação punk mineira 2017, The Virginias. Uma noite daquelas que você não pode perder.

Gorduratrans (RJ), se apresenta nesta quinta / Foto: divulgação

O Lendário Chucrobillyman & Chuck Violence

Dois dos maiores One Man Band do país se apresentam no festival. Nesta sexta, no palco do Galpão, o catarinense Chuck Violence And His One Man Band se apresenta ao lado da DJ Mari Cunha.

Já no sábado, O Lendário Chucrobillyman volta a cidade depois daquela noite histórica no lançamento do disco da Pulmão Negro, e explode o palco do Ovelha Negra Pub Bar, ao lado de outra banda do Paraná, Thee Undead Big Blues Shit.

Chuck Violence And His One Man Band / Foto: Divulgação

Pra quem está longe, estaremos faendo a cobertura completa do Festival através do site e vários flashes pelo nosso instagram! Siga: @CenaCerrado.

CONFIRA A AGENDA CULTURAL E A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL CLICANDO AQUI